domingo, 26 de agosto de 2012

O papel da TIC(Tecnologia da informação e comunicação) na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional


A Gestão do Conhecimento é um processo sistemático que intencionalmente Planeja, coordena e controla os fluxos do conhecimento produzidos na organização. Este processo é apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos. O objetivo principal é que as Empresas se tornem mais competitivas no mercado e, conseqüentemente, aumentem sua rentabilidade.

Nas organizações o conhecimento é fruto das interações que ocorrem no ambiente de negócios e se desenvolve através do processo de aprendizagem através do conhecimento captado, criado, explícito ou tácito. No entanto muitas vezes estes conhecimentos estão perdidos nos departamentos sem nenhum gerenciamento.

Neste momento é que entra o papel da TIC (Tecnologia da informação e comunicação) dando um apoio imprescindível aos projetos de Gestão do Conhecimento, pois facilitam e incentivam as pessoas a se unirem, a tomar parte de grupos e a interagir em redes de aquisição e troca de informações em base de dados unificadas.

A gestão do conhecimento aglutina as seguintes tecnologias:

- Gestão documental e recuperação textual;
- Workflow;
- Groupware e mensagem eletrônica (e-mail, vídeo e teleconferência);
- Visualização e análise de dados;
- Internet/Intranet.
Fonte: Gestão do Conhecimento - FUNIBER

Nenhum comentário:

Postar um comentário