A
Gestão do Conhecimento é um processo sistemático que
intencionalmente Planeja, coordena e controla os fluxos do
conhecimento produzidos na organização. Este processo é apoiado na
geração, codificação, disseminação e apropriação de
conhecimentos. O objetivo principal é que as Empresas se tornem mais
competitivas no mercado e, conseqüentemente, aumentem sua
rentabilidade.
Nas
organizações o conhecimento é fruto das interações que ocorrem
no ambiente de negócios e se desenvolve através do processo de
aprendizagem através do conhecimento captado, criado, explícito ou
tácito. No entanto muitas vezes estes conhecimentos estão perdidos
nos departamentos sem nenhum gerenciamento.
Neste
momento é que entra o papel da TIC (Tecnologia da informação e
comunicação) dando um apoio imprescindível aos projetos de Gestão
do Conhecimento, pois facilitam e incentivam as pessoas a se unirem,
a tomar parte de grupos e a interagir em redes de aquisição e troca
de informações em base de dados unificadas.
A
gestão do conhecimento aglutina as seguintes tecnologias:
- Gestão documental e recuperação textual;
- Workflow;
- Groupware e mensagem eletrônica (e-mail, vídeo e teleconferência);
- Visualização e análise de dados;
- Internet/Intranet.Fonte: Gestão do Conhecimento - FUNIBER
Nenhum comentário:
Postar um comentário