quarta-feira, 11 de julho de 2012

Planejamento de um banco de dados (parte I)

  1. Criando um banco de dados relacional
Para não ter surpresas futuras o ideal antes de começar a implementar um projeto de banco de dados é pensar antecipadamente de forma escalonável para atender as novas necessidades de negócios que possam surgir. Também é importante identificar o que os usuários desejam que o novo sistema faça, além de identificar os problemas e limitações do sistema existente. Uma dica é reunir todos os documentos, como relatórios, controles pertencentes ao sistema atual e atas de reuniões com os usuários finais no início de seu planejamento e evitar ir direto a fase de concepção do projeto por achar que conhece bem o negócio.


Conceito para entendimento:
  • Banco de dados são sistemas de computador que armazenam e facilitam a inserção, recuperação e alteração desses dados;
  • Servidores de banco de dados: O Software de banco de dados é executado em servidores, pois estes computadores tem um hardware avançado para otimizar o desempenho do sistema para armazenamento de dados, cálculos e comunicação na rede. Fisicamente normalmente ficam em racks em centros de dados e seu acesso é remoto pois normalmente não possuem teclado e mouse.

    1.1 Identificando os objetos em um banco de dados relacional
Durante o processo de coleta de informações, deve-se identificar os objetos ou entidades principais que serão gerenciados pelo banco de dados. O objeto pode ser algo tangível, como uma pessoa ou um produto, ou pode ser um item mais intangível, como uma transação comercial, um departamento da empresa ou um período da folha de pagamentos. O modelo relacional organiza dados em uma série de tabelas relacionadas, que contém linhas e colunas. Cada coluna corresponde a um atributo (exemplo: nome) e cada linha corresponde a um registro (exemplo:José).


2 Modelando os objetos

Quando os objetos no sistema estiverem identificados, devemos registrá-los de um modo que represente o sistema visualmente, pois este modelo pode ser como uma referência durante implementação do banco de dados.

Para esse propósito, os desenvolvedores de banco de dados usam ferramentas de modelagem de dados para design de banco de dados como o ErWin, Oracle Designer ou o diagramas do MS SQL Server management studio. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário